26/07/2017

Motos Baggers

 


Motos Baggers- As Tourings radicais! Símbolo de tecnologia, designer, beleza e exclusividade em duas rodas

 

Matéria publicada no site da Moto Adventure https://motoadventure.com.br/motos-baggers-as-tourings-radicais/

Texto Claudia Terra #cmdterra Fotos Vilis Design e Adriana Riemer


Particularmente nos EUA à motocicleta Touring ou Bagger, referia-se a qualquer motocicleta de turismo. Uma motocicleta de turismo é um tipo de motocicleta projetada para viajar. Embora quase qualquer motocicleta possa ser usada para esse fim. Os fabricantes desenvolveram modelos específicos projetados para atender às necessidades específicas desses pilotos. As motocicletas turísticas geralmente têm carenagens e para-brisas grandes que oferecem um alto grau de proteção contra o vento, tem tanque de combustível de grande capacidade, motores com grande potência, posição de pilotagem mais relaxado, tem piloto automático, pedalheiras de descanso, e claro, tem grandes bagageiros laterais e traseiro superior, entre várias outras características típicas do estilo. As Tourings são motos de alta performance com uma posição de condução muito vertical e confortável.

Harley Davidson é a campeã mundial de motos alta peerformances e beneficiou-se muito do boom das Baggers. Eles estavam fazendo o Bagger há décadas, refinando a reengenharia das máquinas para a melhor experiência de condução e desempenho. Muitos dos pilotos de Baggers já estavam acumulando as milhas e adicionando dezenas de melhorias e acessórios às suas criações, sempre tento como base uma Harley nas escolhas de personalização. Havia sempre construtores, como Arlen Ness, Dave Perewitz e Donnie Smith para citar alguns luminares, que construíam um modelo personalizado de Baggers antes que fosse popular, mas era uma pequena parcela de seu portfólio. Talvez fosse a confiabilidade e o poder do Twin Cam que abriu as mentes de todos os outros. Assim, foi a Harley e o guru criativo e sempre inspirado Willie G. Davidson que provavelmente lançou o estilo Begger como o conhecemos hoje.

Esse movimento genial legitima a Bagger e mais especificamente a variedade personalizada. Os amantes desse estilo agora podem entrar em qualquer concessionária e obter uma moto que custaria muitos milhares de dólares a mais para recriar através da personalização. O sucesso imediato da Street Glide chamou a atenção de outros fabricantes e das empresas de pós-venda mais experientes. Quando o Street Glide (FLHX) foi introduzida a Harley Davidson já tinha vários modelos Touring, com estilo, geralmente conservadores no designer, na sua linha de produção. Apenas seis anos desde o lançamento da Street Glide, a Harley-Davidson sozinha tem 13 modelos distintos de Baggers com vários graus de acessórios que podem sair da loja exatamente do jeito que o cliente deseja. A Harley Davidson tem o maior histórico no setor de turismo e suas motos são aas maiores referências, independente do contexto de estilo. Algumas referências são designações oficiais do modelo da fábrica, como FLHX, AKA: Street Glide ( A FLHX foi usada pela HD, há muitas décadas, para uma série limitada de Baggers Shovelheads, um dos clássicos da marca da década de 1960.

Mas as Baggers não comercializadas em linhas de produção como o são a maioria das motocicletas, essas motos são verdadeiramente obras de arte em duas rodas, são produzidas individualmente a pedido do cliente, há vários especialistas na confecção dessas super motos pelo planeta. Esse estilo de motocicleta é o que há mais moderno dentre os estilos bikers. Dentre as principais características das Baggers clássicas estão erntre: os bagageiros laterais serem alongadas e fechando com o para-lamas traseiro, ambos quase tocando o solo, carenagem frontal grande e roda dianteira em tamanho maior do que a roda traseira e outros detalhes típicos na carenagem e na parte de acessórios e mecânica. Claro que o limite para criação de uma Bagger é a própria imaginação do piloto e capacidade do designer que irá executar o trabalho. Em teoria pode-se transformar qualquer moto em uma Bagger, porém, a relação custo benefício faz toda diferença, muito além do financeiro. De acordo com Villis, da Villis Design, os modelos mais usados para a personalização Bagger são as Harley Davidson Street Glide, CVO e as Electra Glide e Ultra Glide, isso porque esses modelos têm a estrutura perfeita para suportar as modificações extremas, pesos extras que as Baggers exigem. A qualidade e longevidade, principalmente do motor, fazem com que o investimento do proprietário não se perca com o passar dos anos, além disso, ela sempre continuará a ser uma Harley Davidson. “ A Harley é única moto no mundo que você transforma tudo e ela continua sendo 100% uma Harley, ela só melhora, ela não perde a personalidade”, diz Villis.

Uma coisa bastante comum é que o cliente que tem uma Harley Touring está sempre fazendo modificações, mudando a roupa dela, assim ele tem sempre uma moto nova, sem trocar de moto, de fato. Essa é uma das características que consagrou a Harley Davidson no mercado como uma paixão de família que segue para várias gerações. Nas palavras de Villis “As Harleys Touring são especiais, perfeitas próprias para serem Baggers, elas arrastam um fusca, são usinas de força, são as naves mães para as Baggers”.

Conheça a Vilis Design-Construtor especializado em Baggers do Brasil

A Villis Designer foi criada em 1994 por Villis Oliveira, mas só em 2010, foi feita, partindo de uma Ultra 2001, a primeira Bagger, na cor laranja. Em 2004 o proprietário dessa Bagger mudou a roupa e fez uma nova Bagger usando a mesma Harley, desta vez a fez mais radical, na cor preta. A ideia de trabalhar com a criação de Baggers surgiu após ver em, revista americanas com motos Baggers. Ele gostou do estilo. Viu potencial neste estilo aqui para o Brasil, mas na época, de acordo com Villis, o problema era que, além de ser uma novidade por aqui, ainda tinha o problema de não ter motos próprias para essa personalização. Até que surgiu um amigo com uma Ultra Glide detonada, o que foi perfeito: “ Eu apresentei a ideia das Baggers para ele, mostrei fotos e ele pirou na ideia e decidiu fazer, relembra Villis. E, desde então as Baggers da Villis Design não param de ganhar as ruas e os melhores eventos pelo Brasil. Um dos projetos desafiadores e de sucesso foi criar uma Bagger tendo como base uma Suzuky Boulevard 1500cc , quê, de acordo com Villis, foi um mega desafio pois ela não tem estrutura para aguentar os acessórios Baggers, mas o trabalho teve um resultado final surpreendente, encantou o proprietário que desfila feliz entre as tops Baggers pelo Brasil.

A criação de uma Bagger na Villis Design leva em média a partir de um mês para ser concluída, o tempo para conclusão depende do projeto. Após o desenvolvimento o projeto é enviado para o cliente, para que ele avalie, tudo feito remotamente, ou seja, o cliente envia a moto e pode acompanhar o desenvolvimento do trabalho via rede social e chat. A Villis Design também faz restauração de carenagens, rodas, pinturas, instalação de acessórios. Dá assistência aos clientes no pós venda de peças e toda a orientação necessária para instalação dos acessórios. Sempre com entusiasmo diante de desafios, ele tem muita inspiração, “Eu faço o que gosto, estou sempre pensando em criar algo, em inovar e fazer algo surpreendente”,explica Villis. Ele é autodidata na arte, sempre cria e resolve tudo nesse universo de personalização e manutenção de carenagens e pintura. Além da beleza e exclusividade as Baggers têm nos baús um aumento de cerca de até 40% de capacidade de carga.

A Villis Design atente todos e todas sempre com grande entusiasmo, pelo prazer de dar vida às ideias dos clientes. Entre um dos projetos legais e desafiador foi o projeto de uma ultra laranja “pegando fogo”, de acordo com Villis, a primeira impressão parecia um projeto inviável, pois tradicionalmente para o efeito chamas dar certo ele teria que ser feito em moto preta, mas não para ele, que conseguiu fazer o fogo dar certo na moto laranja. O projeto foi realizado na Ultra Glide da Adriana Riemer, cliente do Rio de Janeiro. “O Villis fez um ótimo trabalho na minha moto, que guardo na minha sala de casa como obra de arte. Eu sabia o que queria e ele faz o layout. Super profissional. Sou do Rio e valeu a pena ter feito com o Villis, em São Paulo. A Baby, como Adriana a chama, tem o visual de destaque com chamas inspiradas na cor dos seus cabelos vermelhos iluminados como chamas, sucesso sempre por onde passam.

Para as mulheres e homens de pouca estatura e que desejam realizar o sonho de ter uma moto alta performance mas não se sentem confortáveis com sua altura quando montam uma moto dessas, por não terem 100% de apoio com os pés no solo, a suspensão a ar é o melhor recurso para controlar a altura da moto.Para quem ainda não sabe, mesmo uma pessoa de pouca altura pode pilotar uma moto mais alta e ter o controle total dela para as manobras paradas com o uso da suspensão a ar. A instalação é simples e dá 100% de segurança ao piloto. Nos Estados Unidos há centenas de fabricantes, mas para galera aqui do Brasil, a opção ainda é importação e os preços variam imensamente, partindo de 3 mil reais. A Villis Design vende e faz a instalação desse acessório, além de outras personalizações para reduzir a altura de solo da moto, como redução da altura do estofado do banco, cria designer mais anatômico, mais harmonioso com o piloto. Assim qualquer pessoa pode realizar o sonho de pilotar uma Touring sem medo.Não só as Touring podem receber melhoramentos de beleza, desempenho e conforto para o piloto. De acordo com Villis tudo é possível fazer para tornar uma moto a extensão perfeita do piloto e o investimento vale a pena. Como ele diz: ” Só se vive uma vez!”.Então, vale realizar os sonhos e ser felizes sempre!Nossas motos são nossas extensões e para serem perfeitas e exclusivas, temos que dar um toque pessoal, deixa-las ao nosso estilo.

A Villis Design é o primeiro fabricante de Baggers do Brasil, com sede em na capital paulista até em todo o Brasil. Conta com uma pequena e dedicada equipe com: Villis, Vanessa Dell Sola, que além de gerenciar tudo, faz trabalho e funilaria e é a modelo principal da Villis Design, a equipe conta ainda com Eduardo Fernando e Eric Dell Sola nos serviços de mecânica básica e auxiliares na parte da funilaria. A Villis Design fabrica os seus próprios alforges alongados, para-lamas estendidos, abas laterais, cabeça de touro alongada, carenagem frontal (morcegão),tour pak, entre outras peças em fibra de vidro e ABS. Faz diversos tipos de pinturas originais e personalizadas do estilo vintage aos mais futuristas. A vibe na Villis design é muito vibrante e positiva, você se sente em casa ou em um local mágico que realiza sonhos. Imagine e o Villis realizará na sua moto! Ele é um profissional que sempre entende a paixão do cliente por sua moto, pelo seu sonho. Como ele sempre diz: ” Onde a maioria vê problema, eu vejo possibilidades, vejo soluções, vejo algo novo e incrível a ser criado”. Ele ama o que faz, trabalha e sonha com as Baggers, com o designer, com a pintura, com os detalhes. Essa paixão reflete no amor e perfeição com que desenvolve cada projeto. Quem ama sua moto, sabe exatamente o que tudo isso significa.

Então!Espere o inesperado! Este é um ótimo momento para o motociclismo, o grande momento das Baggers, que é mais uma criação que encanta no universo motociclístico que esta sempre em movimento com muito personalidade e liberdade. E isso aí! Rodemos livres, seguros e com muito estilo!


Villis Design- Rua Francisco Marengo ,320 Tatuapé - São Paulo - SP www.villisdesign.com

 


 

 

 

Publicidade:

4º Portal do Sertão Moto Fest